domingo, 2 de outubro de 2016

Regras para jogar RPG no Whatsapp

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BALÃO VERDE RPG 0.1 

[Sistema de RolePlay Game para Whatsapp. Versão 0.1]

Esse é um jogo de interpretação de papéis, onde os jogadores encarnam personagens no meio de alguma aventura, como a busca de um tesouro escondido em uma masmorra infestada de esqueletos ou uma missão para mapear e registrar uma região inexplorada e perigosa.

Um dos jogadores será o "Mestre do Jogo", o cara que narra o cenário, o que os inimigos e outros coadjuvantes fazem e a situação que está acontecendo. É como o console de videogame.
Os outros jogadores serão personagens importantes para a aventura, como um humilde Jedi, um Soldado treinado rebelde, um Contrabandista salafrário, etc. Eles irão narrar as ações e falas de seus personagens, vencendo [ou perdendo] os desafios que o Mestre propõe na aventura.

O objetivo do jogo é a interpretação e a diversão entre jogadores. Esse não é um jogo competitivo, e sim cooperativo. O Mestre não joga contra os jogadores, ele apenas apresenta desafios interessantes e situações intrigantes, inclusive tudo que é dito pelo Mestre é inquestionável - ele tem poder absoluto de narração e é ele quem veta e aceita as narrações dos jogadores.

Jogadores, abaixo há uma ficha de personagem, preencham essa ficha e postem aqui no grupo [de preferência com uma imagem do personagem].

FICHA DE PERSONAGEM:
Nome:
Raça: [pode escolher qualquer raça do universo de Star Wars, qualquer outro universo {Star Trek, Juno, Senhor dos Anéis, Tormenta, Shadowrun, Lanternas verdes, etc} ou inventar uma nova raça]
Descrição: [Solte sua criatividade e descreva o quanto quiser. Exemplos: Organizado/desorganizado; Cabelo azuis/loiros/grisalhos; introspectivo/comunicativo; alto/baixo, peludo/pelado, etc]
Alinhamento: [Cruel/neutro/benevolente]
Profissão: [Soldado, contrabandista, rebelde, jedi, político diplomata, criminoso em fuga, ex-imperial, jedi cinza, mecânico, piloto, hacker, artista marcial, médico, treinador de feras, etc]
Equipamento e armas: [Descreva tudo que seu personagem está carregando. Roupas especiais, cordas, lanternas, comunicadores, minicomputadores, espada, escudo, blaster, kunais, etc]
Vantagens: [Tudo que seu personagem é muito bom em fazer. Escolha 3 coisas. Exemplo: Luta corpo-a-corpo. Conhecimento em blasters ou bombas, telecinésia, empurrão e puxão da força, telepatia, empatia com animais, medicina, pilotagem, mecânica de naves ou droids, etc]
Desvantagem: [Escolha pelo menos 1. Guloso {está sempre com fome e não se controla direito se não come alguma coisa de hora em hora}, desonesto, timido demais{não consegue falar com as pessoas direito}, feio demais {assusta pessoas normais na rua}, teimoso, amaldiçoado {vira um animal ou outra pessoa mais fraca sem muito controle},vicio em algo, códigos de honra {não ataca mulheres, não consegue ficar sem proteger um inocente, sempre ajuda bichinhos pequenininhos}, cego, surdo, mudo, manco, lerdo, fraco, distraído, depressivo, medroso, arrogante, megalomaníaco, mentiroso, doente, alergia ao sol ou a água ou outra coisa comum, etc]
Pontos de vida: [ou "PVs". Essa quantia é definida pelo Mestre, baseado nas descrições do personagem]
Pontos de A Força: [ou "PFs". Essa quantia é definida pelo Mestre, baseado nas descrições do personagem]
Pontos de experiência: [ou "XPs". São pontos que o Mestre distribui quando a aventura acaba. Serve para o jogador ganhar mais vantaqens em próximas aventuras]. Todos começam com zero XPs.

Assim que o Mestre validar as fichas dos jogadores, o a aventura começa.

O esquema da aventura é assim: o Mestre narra a situação e vocês narram o que seu personagem está fazendo, falando e o que ele fará em seguida. Quanto melhor for a criatividade, razoabilidade, fidelidade a interpretação e gramática do  jogador, mais pontos de experiência ele ganhará no final da aventura.

O COMBATE:  Quando inimigos forem apresentados e um combate começar, cada jogador pode fazer 2 ações: 1 Ataque e 1 Defesa [ou 1 defesa e 1 ataque]. Faça ações claras e bem descritas. Assim que os jogadores postarem suas ações o mestre posta as ações do inimigo e define quanto de dano cada inimigo sofreu, baseado nas narrações dos jogadores. Importante: Não descreva a morte ou o acerto do seu golpe nos inimigos, mas o que aconteceria SE seu ataque e defesa fossem bem sucedidos, pois quem valida o resultado final do combate é o Mestre [Claro que com bos razões].
Cada jogador tem um tempo limite de 24 horas para postar seu ataque e defesa, senão o Mestre poderá assumir que seu personagem está distraído e acabar morto mais facilmente.

MORTE: O personagem morre quando seus pontos de vida chegarem a zero. O mestre narrará claramente sempre que um personagem perde um ponto de vida.

Não postem nada que não seja sobre o jogo, senão o grupo fica "sujo" e bagunçado, o que pode confundir o entendimento da aventura.

Sejamos sempre educados e respeitosos.
Divirtam-se!
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